
Impactando o
MUNDO

THE HEALING DANCE PROGRAM - REFUGIADOS
Empoderando sobreviventes de traumas, impactando vidas e transformando o mundo através da dança.
IMPACTO GLOBAL
Através desse programa damos suporte para nossa comunidade global.
Hoje, enfrentando a pior crise humanitária e de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. Existem aproximadamente 120 milhões de pessoas deslocadas devidos a conflitos que violam severamente os direitos humanos.
​
Refugiados frequentemente apresentam altos níveis de estresse físico e emocional, além de traumas profundos, que podem resultar em depressão, impulsividade, falta de esperança, isolamento social e baixa autoestima. Sem suporte adequado, esses desafios se intensificam, criando uma situação de emergência humanitária ainda maior.​
​​
Programas psicossociais voltados para o fortalecimento da saúde mental, como o THDP, são essenciais para transformar a realidade dos refugiados e sobreviventes de traumas. A dança e o movimento abrem espaços para cura e transformações, ajudando-os a resgatar a autonomia, autoconhecimento e uma nova perspectiva de vida.
​
​
Até agora, o The Healing Dance Program ajudou com sucesso 4 grupos étnicos em 3 continentes em contextos de assentamento completamente diversos. Esse programa qualificou 6 novos facilitadores e trouxe milhões de sorrisos.​
​
O The Healing Dance Program nasceu para apoiar sobreviventes de trauma, refugiados e imigrantes contemporâneos, pois acredito que a liberdade é nosso direito de nascença. Toda pessoa merece viver uma vida significativa e gratificante, independentemente de suas circunstâncias.
​
Essa causa é, para mim, um chamado ancestral. Sou a terceira geração de uma família síria que migrou para o Brasil após a guerra Franco-Síria em 1920, uma experiência que moldou nossa história e valores. Por meio deste programa, honro a jornada dos meus antepassados, ajudando outros a encontrar cura, força e esperança em meio aos desafios.
SOBRE O PROGRAMA
​
​
O The Healing Dance Program é uma iniciativa contínua e global, dividida em fases adaptadas a diferentes países. Nosso objetivo é dar suporte a refugiados e sobreviventes de trauma, criando um espaço seguro e acolhedor que permite que cada um descubra sua própria capacidade de transformação e explore caminhos para melhorar sua qualidade de vida e, por consequência, impactar positivamente todas as esferas ao seu redor.
​
Inspirado pela fenomenologia da percepção, o programa utiliza a dança e o movimento corporal para ajudar os participantes a liberar, transformar e curar feridas emocionais originadas de experiências traumáticas. A dança não é apenas uma expressão física; ela representa uma forma de vivência onde o corpo e a mente se integram profundamente. Segundo a fenomenologia, o corpo é o ponto de partida para toda experiência humana, e a dança, como movimento intencional, permite que os participantes tenham uma experiência mais consciente de si mesmos e do mundo ao seu redor. Esse contato autêntico com o próprio corpo amplia a percepção e facilita a reconexão com emoções e sensações que promovem bem-estar e resiliência.
​
A prática da dança promove o aumento do fluxo sanguíneo e a produção de hormônios essenciais para o bem-estar, ao mesmo tempo que estimula a neuroplasticidade, fundamental para o aprendizado, crescimento pessoal e a criatividade. Ao relaxar o corpo, a dança proporciona uma sensação de satisfação, felicidade e confiança. Esses benefícios físicos e psicológicos são potencializados pelo processo fenomenológico, onde cada participante é convidado a perceber e valorizar suas próprias experiências corporais como meio de cura e expressão.
​
O impacto do programa é sentido desde a primeira aula, mas para alcançar mudanças mais profundas e duradouras, ele requer um comprometimento contínuo, que transforma padrões antigos e promove uma capacitação de longo prazo em saúde mental. Para garantir que esse trabalho perdure, o The Healing Dance Program oferece treinamentos para que membros das comunidades e organizações parceiras se tornem facilitadores, promovendo uma prática sustentável e acessível.
​
O The Healing Dance Program é rápido e eficaz na implementação, promovendo alívio imediato e fortalecendo os participantes diante de suas experiências traumáticas. A flexibilidade do programa permite que ele seja adaptado a diferentes contextos e que continue indefinidamente quando facilitadores locais são formados. Além disso, seus benefícios se estendem à comunidade anfitriã, favorecendo interações mais positivas e enriquecedoras com uma comunidade de refugiados mais confiante e resiliente.
Muitos participantes relatam sentir-se mais validados e confiantes para se integrar à sociedade local, contribuindo com suas habilidades e ajudando a fortalecer a economia.
​
A dança oferece muito mais que benefícios físicos; nas sessões do programa, ela cria um espaço para conexão, expressão, alívio, empoderamento e, sobretudo, para cura, alegria e liberdade.
Nosso principal objetivo é encorajar as pessoas a abraçarem a vida. Acreditamos que, ao se conhecerem profundamente e expressarem seus talentos e dons, o mundo todo se beneficia. Com essa visão, a missão do programa é:
​
-
Capacitar refugiados e sobreviventes de traumas.
-
Promover felicidade: pessoas felizes têm um efeito positivo em suas comunidades e no mundo.
-
Incentivar refugiados e sobreviventes de traumas a explorar sua criatividade e adotar uma abordagem mais positiva para a vida.
-
Ajudar a reformular e ressignificar a realidade de forma positiva.
-
Apoiar a liberação de padrões de estresse e traumas armazenados no corpo.
-
Despertar um senso de comunidade através das dinâmicas de grupo nas aulas.
-
Contribuir para a saúde mental dos refugiados e sobreviventes de traumas.
-
Treinar facilitadores comunitários para manter a prática ativa e acessível mesmo após a conclusão do programa.
​
​
Como você pode apoiar essa missão:
-
Compartilhando nossa campanha.
-
Contratando nossos serviços – uma porcentagem das vendas é destinada ao THDP.
-
Fazendo uma doação ao programa.
-
Tornando-se voluntário ou estagiário – preencha o formulário de aplicação.
-
Tornando-se um parceiro – utilize o formulário de aplicação.
THE HEALING DANCE PROGRAM - REFUGIADOS
Austrália - Tailândia - Grécia
GRÉCIA
Meu corpo. Minha dança.
Essa etapa do programa aconteceu em parceria com o Community House DAMARIS. Muitos dos refugiados estão hoje na Grécia, onde é um lugar de passagem e também um destino para muitas pessoas desabrigadas. Devido aos excelentes resultados do programa em seu primeiro ano, decidi continuá-lo e seguir dando suporte a mulheres da Síria e da Nigéria que estão na Grécia.
​
As fotos dessa etapa do programa mostram apenas seus pés, primeiramente por motivos de segurança e também como um símbolo significando que os mesmos pés que percorreram um caminho árduo podem também dançar durante o percurso.


TAILÂNDIA
Expressando sua essência.
O The Healing Dance Program – Refugiados em Mae Hong Son na Tailândia foi realizado em parceria com a AKAMAE, uma marca de roupas e acessórios que vem empoderando refugiados através de seus talentos tradicionais e assim, os conectando à comunidade global.
​
Nós tivemos a oportunidade de apoiar o povo Kayan, os quais vivem numa vila chamada Kayan Tayar ao lado do alojamento temporário BAAN MAI NAISOI em Mae Hong Son. Os Kayans são um grupo étnico minoritário de Mianmar, também conhecidos como “mulheres girafas”. Muitos deles migraram para a Tailândia em 1988 para escapar da guerra e perseguição, estabelecendo-se em assentamentos provisórios.
​
Atualmente, os Kayans somam aproximadamente 9.926 pessoas (reliefweb.int/may2017) vivendo em BAAN MAI NAISOI. Para fins turísticos, o governo tailandês relocou algumas pessoas para vilas menores ao lado do campo. Estas são na sua maioria mulheres e crianças e mesmo hoje em dia tem seu direito de circulação restrito.
​
Na Tailândia, o povo Kayan vive em pequenas vilas e devido a sua movimentação ser restrita, o vinculo comunitário torna-se muito grande. Entretanto, eles sentem falta de autonomia de se expressar enquanto indivíduo. Nesse contexto, em que o individual e o coletivo se confundem, percebe-se a necessidade de mais espaço para expressão da individualidade.
O programa os tem auxiliado a conectarem-se com sua essência e a encorajá-los a se expressarem como indivíduos.



AUSTRÁLIA
Construíndo conexões
O The Healing Dance Program - Refugiados em Perth - Austrália foi realizado em parceria com ASETTS que oferece serviços holísticos para auxiliar refugiados sobreviventes de tortura e trauma a reconstruir suas vidas.
​
Nós auxiliamos 2 grupos étnicos, o primeiro de Mianmar (grupo Siyan do estado de Chin) e o outro da Síria.
A maioria das pessoas nessa etapa do programa tem o visto permanente, e algumas delas são cidadãos australianos, mas ainda sofrem com a dificuldade de inclusão e participação no país.
Esses grupos têm liberdade de movimentação, mas perderam as conexões sociais e familiares o que os levou ao isolamento social, depressão e falta de esperança. O The Healing Dance program foi muito efetivo na abordagem dessas questões. Ao final do program eles estavam se sentindo mais felizes e mais confiantes para interagir nesse país anfitrião.



COLABORADORES | PARCEIROS
Gostaria de expressar nossa profunda gratidão aos colaboradores e doadores do programa, por juntarem-se a nós nessa missão de empoderar sobreviventes a traumas e refugiados, e a se engajarem na construção de um mundo mais humano e mais justo. Apreciamos e agradecemos todo suporte e carinho dedicados à nossa comunidade global.
​
O seu apoio foi, e é fundamental para que esse programa aconteça.
